Acompanhe o Portal Dois Vizinhos no Facebook
Acompanhe o Twitter do Portal Dois Vizinhos
HOME
CONTATO
 
NOTÍCIAS - UNIOESTE

segunda-feira, 12 de julho de 2021
Unioeste firma cooperação técnica, científica e cultural com universidade chilena
A Universidade Estadual do Oeste Do Paraná (Unioeste) e a Universidad de Concepción, do Chile, firmaram um convênio que tem por objeto a cooperação técnica, científica, educacional e cultural, visando o desenvolvimento e execução conjunta de programas e projetos, o intercâmbio em assuntos educacionais, culturais, científicos e tecnológicos.
Durante os cinco anos de vigência da cooperação, as atividades entre as Instituições podem acontecer por meio de intercâmbios de conhecimentos, experiências e informações técnicas e científicas, além do intercâmbio de pessoal para atuação em projetos conjuntos, proporcionando, oportunidade de estágios curriculares ou não. Ainda estão previstas a realização de cursos, programas e eventos de interesse comum aos partícipes; a utilização conjunta de bibliotecas e laboratórios, de ambas as entidades; e o desenvolvimento de ações que visem o desenvolvimento conjunto de projetos e programas relacionados ao Ensino, Pesquisa e Extensão.
A parceria entre as duas universidades não é de hoje, o diretor do Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT) e responsável pelo convênio, Reginaldo Ferreira Santos, já acompanhava atividades entre as instituições. “Tem uma pesquisa recentemente, em que um professor coorientou uma aluna nossa a área da secagem e armazenagem de grãos, tivemos também dois outros professores que participaram de um evento que fizemos aqui na área de energia solar fotovoltaica”, explica.
O intercâmbio pode ser feito em diversas áreas do conhecimento. “É uma universidade centenária que tem diversos cursos de diversas áreas, com um diferencial que envolve a parceria entre a universidade e empresa”, pontua o professor.
Um exemplo que o professor destaca que pode ser realizado a partir dessa cooperação são as horas de docências exigidas na pós-graduação para os bolsistas, além disso a experiência cultural pode ser um diferencial. “É uma oportunidade principalmente cultural, quando a gente vai para algum lugar, nunca voltamos os mesmos, sempre a gente enxerga algo diferente que ajuda a mudar nosso entorno”, coloca Reginaldo.
Para os estudantes que queiram fazer um intercâmbio possibilitado por essa parceria com a Universidad de Concepción, basta procurar a Unioeste, o setor de convênios ou o professor Reginaldo, “É preciso ligar o aluno interessado à sua área de interesse com uma pessoa de lá. Se for para um lugar que tenha algum conhecido, vai ter contato com muitas outras pessoas pois alguém abriu parte do caminho, então essa parte do caminho está aberta e a nossa disposição, quem quiser e tiver interesse existe a possibilidade de intercâmbio com essa Universidade”, finaliza o professor.
Texto: Milena Griz, supervisão: Patricia Bosso
Fonte: Central de Notícias Unioeste

PUBLICIDADE

 

GUIA DE EMPREGOS
Agência do Trabalhador de Dois Vizinhos
(46) 3536-1816...
Veja mais
GUIA DE EMPRESAS E NEGÓCIOS
Agências de Propaganda
Portal Dois Vizinhos
Portal de notícias, informações, publicidade e entretenimento de Dois Vizinhos. Atua também no desenvolvimento...
Agências de Propaganda
Sudoeste Online
Soluções para a internet: web site, sistemas online, comércio eletrônico, campanhas publicitárias online, hos...
Veja mais
AGENDA DE EVENTOS
Veja mais
+ LIDAS
NA SEMANA
NO MÊS

 

 

(46) 3536-5397 / 8401-4113
© Copyright 2003-2021, Portal Dois Vizinhos. Todos os direitos reservados