Acompanhe o Portal Dois Vizinhos no Facebook
Acompanhe o Twitter do Portal Dois Vizinhos
HOME
CONTATO
 
NOTÍCIAS - O IMPACTO DAS LAGARTAS NA SOJA

terça-feira, 11 de maio de 2021
Cuidados com as lavouras

Além das muitas atividades, vigilância é palavra de ordem para os produtores agrícolas. Principalmente em um ano onde a La Ninã é a comandante do tempo, gerando impactos que causam mudanças significativas no clima. Consequência disso, são os prazos de plantio e colheita, que além de modificados, também precisam de ainda mais cuidado pela alta incidência e pressão de pragas como a lagarta, que se proliferam em um ambiente mais seco.

Apesar de não ter sido um ano com alta pressão de pragas, o manejo integrado e os cuidados com as lavouras precisam ser otimizados. Um dos motivos da redução das pragas na safra 20/21, é a entressafra com seca prolongada. Isso ocorre como um processo inicial, mas pode somente ser o atraso da chegada delas. Analisando a safra, o início e meio do desenvolvimento, ocorreu um cenário mais tranquilo com relação à pressão de lagartas, mas na colheita, o cenário se alterou, com aparecimento de por exemplo da Spodoptera, que pode ser muito prejudicial para a soja e para a próxima cultura como o milho. "Apesar do produtor não estar ainda muito familiarizado com os danos dessa lagarta, ela pode causar prejuízos de muita significância e permanecer nos restos culturais, podendo atacar o milho, que é o ambiente dela, e causar ainda mais problemas", comenta Jedir Fiorelli, gerente de cultura da FMC.

A FMC, empresa de ciências para agricultura, tem constantemente investido em pesquisa e desenvolvimento, além de trabalhar em soluções que auxiliem o produtor em situações como a das lagartas. "Um dos principais problemas das lavouras de soja, as lagartas atacam as folhas e as plantas, dificultando que a mesma possa se desenvolver, levando até mesmo ao ataque e não preenchimento correto das vagens", explica Jedir.

As lagartas Spodopteras, passaram a ser motivo de mais atenção, pois elas causam danos consideráveis na desfolha e vagens e não são prevenidas pela tecnologia Bt. Além disso, essas lagartas, se não manejadas e controladas de forma correta, podem utilizar da ponte verde entre culturas para manter sua sobrevivência por longo tempo, de rotação em rotação de cultura.

Já a Helicoverpa armigera pode causar prejuízos em diversas culturas, como algodão e soja, e podem chegar a um impacto de aproximadamente 40% na produtividade, segundo o CEPEA da Esalq/USP. Por isso, o monitoramento é essencialmente um aliado ao manejo integrado de pragas através de soluções que auxiliem em seu controle. "A FMC conta com soluções como o inseticida Premio®, que atua na proteção da Soja Bt e convencional, protegendo o período de floração do ataque de lagartas e também na fase de dessecação, levando proteção a longo prazo", explica Jedir.
Com o compromisso de estar ao lado do produtor de soja e milho, a FMC acredita que é mais produtivo quando a gente faz junto, e por isso aproxima todos os elos da cadeia, para construir soluções eficientes e sustentáveis para o campo. Bem como o Projeto de Soja, que reúne uma série de iniciativas envolvendo os mais diversos segmentos de produção, para levar informação de qualidade e debater o futuro da cultura.

Sobre a FMC
A FMC Corporation, uma companhia de ciências para agricultura, fornece soluções inovadoras para produtores de todo o mundo com um portfólio de produtos robusto, impulsionado por uma descoberta orientada para o mercado e desenvolvimento em proteção de cultivos e manejo de pragas e doenças nas principais culturas. Essa poderosa combinação de tecnologias avançadas inclui a liderança no mercado de controle de insetos, além de contar com soluções como herbicidas, fungicidas e biológicos. A FMC Corporation emprega aproximadamente 6.500 funcionários em todo o mundo. Para saber mais, visite www.fmc.com e www.fmc.com.br.

FMC, o logotipo da FMC e Premio®, são marcas comerciais da FMC Corporation ou afiliada. Produtos de uso agrícola. Consulte sempre um engenheiro agrônomo. Sempre leia o rótulo e siga todas as instruções, restrições e precauções de uso do produto.

Fonte: Alfapress Comunicações

PUBLICIDADE

 

GUIA DE EMPREGOS
Agência do Trabalhador de Dois Vizinhos
(46) 3536-1816...
Veja mais
GUIA DE EMPRESAS E NEGÓCIOS
Agências de Propaganda
Sudoeste Online
Soluções para a internet: web site, sistemas online, comércio eletrônico, campanhas publicitárias online, hos...
Agências de Propaganda
Portal Dois Vizinhos
Portal de notícias, informações, publicidade e entretenimento de Dois Vizinhos. Atua também no desenvolvimento...
Veja mais
AGENDA DE EVENTOS
Veja mais
+ LIDAS
NA SEMANA
NO MÊS

 

Cadastre-se e receba nosso informativo semanal.

 

(46) 3536-5397 / 9 8401-4109
© Copyright 2003-2021, Portal Dois Vizinhos. Todos os direitos reservados