Acompanhe o Portal Dois Vizinhos no Facebook
Acompanhe o Twitter do Portal Dois Vizinhos
HOME
CONTATO
 
NOTÍCIAS - ACEFB

segunda-feira, 10 de maio de 2021
Org. públicas e privadas querem estimular acadêmicos e pesquisadores a criarem soluções p/ comun.
Encontro na Acefb reuniu líderes de saúde de Beltrão.
Darce Almeida/Acefb** – Ana Maria Primavesi é uma agrônoma austríaca, naturalizada brasileira. Como pesquisadora, Primavesi foi responsável por inúmeros avanços em ciências do solo, elevando o patamar de entendimento de sistemas agroecológicos e da agricultura orgânica no mundo. Inclusive Ana Maria foi a primeira agrônoma a afirmar que “o solo tem vida”. Ela esteve à frente da fundação da Associação de Agricultura Orgânica, publicou 11 livros e mais de 90 artigos científicos.

Ana Maria pode inspirar a nova geração de pesquisadores e acadêmicos de universidades do Sudoeste paranaense. Por que? Encerrou na quinta-feira, 6 de maio, na Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), o ciclo de encontros em cinco grandes áreas: cooperativas de crédito, agro saúde, construção civil e direito com diretores de universidades e líderes das áreas citadas. A demanda foi levantada pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Beltrão. “Nós queremos gerar integração e sinergia de trabalhos entre comunidade e universidades. Não é nenhuma ideia nova, mas se conseguirmos com que acadêmicos em fim de curso de graduação e aqueles de extensão e pesquisa, pós-graduação ou teses de mestrado e doutorado, será uma grande conquista para toda a comunidade”, disse Alexandre Pécoits, secretário municipal de Planejamento e presidente do Conselho.

Conforme Alexandre, a ideia é que estudantes da cidade e região gerem trabalhos voltados à comunidade, pensando na realidade local. “Nós, como membros do Conselho, daremos os direcionamentos. Por exemplo, se a saúde pública precisa de determinada pesquisa, ela vai abrir as demandas para os pesquisadores trabalharem. O que queremos é aumentar esse número de trabalhos relevantes, pois sabemos que há muito potencial nos alunos e professores e muitas vezes esse esforço todo acaba se dispersando”, explica.

Gislene Titon, nutricionista, coordenadora do Núcleo Saúde & Bem-Estar da Acefb e do Núcleo de Diabetes do município integra a área de pesquisa universitária e mentoria no mercado de trabalho. Para ela, há uma falta de união ou execução entre pesquisas científicas e a comunidade. “Quando falo isso, não há um setor certo ou errado, mas a falta é de modo geral, faltam estratégias que conectem firmemente tais ações”. Gislene reforça que “somos um polo regional forte em gestão e desenvolvimento, agronegócio, saúde e educação. A união de todos pode trazer um diferencial exclusivo para a região”.
**Com informações site dinheirorural.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE

 

GUIA DE EMPREGOS
Agência do Trabalhador de Dois Vizinhos
(46) 3536-1816...
Veja mais
GUIA DE EMPRESAS E NEGÓCIOS
Agências de Propaganda
Portal Dois Vizinhos
Portal de notícias, informações, publicidade e entretenimento de Dois Vizinhos. Atua também no desenvolvimento...
Agências de Propaganda
Sudoeste Online
Soluções para a internet: web site, sistemas online, comércio eletrônico, campanhas publicitárias online, hos...
Veja mais
AGENDA DE EVENTOS
Veja mais
+ LIDAS
NA SEMANA
NO MÊS

 

Cadastre-se e receba nosso informativo semanal.

 

(46) 3536-5397 / 9 8401-4109
© Copyright 2003-2021, Portal Dois Vizinhos. Todos os direitos reservados